13 de março de 2008

OLHOS D`ÁGUA

A Praia dos Olhos d`Água, é linda,logo a seguir fica a Falésia..........

Esta praia diz-me muito, pois foi lá que aprendi........

Tudo começou a uns bons anos atrás, os meus avós paternos, o avô
Amílcar que ontem completou 84 anos, e a minha avó Florinda, eles esperavam sempre que eu acabasse a escola para depois irmos durante três meses, para os olhos d`água, pois lá ficávamos numa vivenda que o meu avô alugava, todos os anos.

Quando lá chegávamos eu nem deixava a minha avó desfazer as malas, era só deixar as malas na vivenda e irmos cumprimentar as pessoas, pois já fazia meses que não sabíamos nada deles nem os víamos, era uma segunda família,para mim e para os meus avós.Quando fomos para lá aquilo era pequeno e toda a gente se conhecia, consoante os anos passavam as pessoas já não eram as mesmas, aquilo modificou e muito.......

Mas era muito giro e divertido, logo de manhã , o meu avô ia logo a praça comprar o peixe fresco, e depois ia arranja-lo a beira mar, e entretanto chegava eu e a minha avó, sem esquecer que o meu avô ia mais cedo devido a influência da praia daí ir mais cedo para marcar lugar, toda a gente sabia onde nos estávamos, o nosso guarda-sol era as riscas de várias cores, por isso davam connosco facilmente.

Lá aprendi, a amanhar peixe, a esfolar um peixe mola (peixe de filetes), arranjar polvo, chocos, lulas,e claro lavar o peixe como deve ser,aprendi a arranjar peixe com o meu avô, mas arranjar polvo foi um pescador , que vendia na praça, que me ensinou arranjar o polvo sem rebentar a bolsa de defesa, foi muito giro,só tive pena de uma coisa foi não aprender arranjar as redes de pesca, a minha avó não me deixou, pois era pequena, mas também não faz mal,ela não gostava que eu me desse com os pescadores, mas como eu era muito curiosa, quando chegava um barco do mar, eu ia logo ter com o meu avô, e espreitava para dentro do barco para ver o que os pescadores tinham trazido, pois lá havida dois tipos de pesca, artesanal que é com barcos aos remos, e pescam a beira da praia e a traineira que é com a ajuda de um motor,e pescam ao largo, quer dizer longe da praia.

Depois do almoço, normalmente o meu avô dormia a sesta, e eu e a minha avó, arrumávamos as coisas, depois íamos passear, era giro

Foram os anos melhores da minha vida, e ainda mais com os meus avós que eu amo muito, e a eles agradeço,a quantidade de meses de ferias inesquesíveis que me proporcionaram, e ainda mais com a companhia deles.

Quando poderem vão lá, vale a pena e têm que ver quando está maré vazia por detrás da rocha grande existem os olhos d´água as pessoas vão lá e aproveitam a água, pois nasce uma nascente de água doce.

Quem me dera que os anos voltassem para trás........

1 comentário:

Um Leao na Selva da Vida disse...

Os melhores anos da nossa vida :-) as minhas férias eram numa aldeia perto de Castelo Branco... Saudades ...
Eu tinha campo :-)
Tratar das galinhas ... dos patos ... dos porcos ... dos borregos...
Ir regar a horta logo de manhã cedinho :-)
Bons tempos óptimas recordações...
Só tenho pena das minhas filhotas ( apesarem de irem para lá de vez em quando é sempre por pouco tempo ... ) e das crianças em geral não poderem ter essas férias mágicas...
Mas estamos na era Playstation ...
Qualquer dia já há galinhas electrónicas ...
E o contacto com as pessoas feito apenas por telemóvel e computador ... Onde fica o calor humano ?